Os poríferos ou esponjas constituem-se nos animais menos evoluídos de todos. São invertebrados, multicelulares, mas suas células não formam tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em órgãos. Sua constituição é bem simples, por isso os especialistas preferem separar eles dos outros grupos de animais, dividindo o reino Metazoa em dois sub-reinos: O Parazoa (onde se situam os poríferos) e o Eumetazoa (que engloba todos os demais filos).
Os poríferos são animais que possuem poros como o nome já diz, tem o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (poros inalantes ou óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo.
São todos de habitat aquático, predominantemente marinhos, vivem presos às rochas ou outros substratos do fundo do mar ou dos rios.
Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor). Eles realizam a digestão intracelular. A respiração e a excreção se fazem por difusão direta entre a água circulante e as sua células. O corpo de uma esponja apresenta um revestimento externo de células achatadas, a epiderme um revestimento interno com células flageladas e providas de colarinho, chamadas coanócitos, e uma camada intermediária na qual se encontram células móveis que se deslocam intensamente por meio de pseudópodos, os amebócitos.
Elas podem ser leoconoides, siconoides, e asconoides.
Sua reprodução pode tanto ser sexuada ou assexuada
.
Sexuada: A maioria das esponjas é hermafrodita. A fecundação (interna) e as primeiras fases do desenvolvimento embrionário ocorrem no interior do organismo materno.
Assexuada: Acontece por brotamento, regeneração, e gemulaçao.
Os poríferos dividem-se em três classes:
Calcarea - Podem ser asconóides, siconóides ou leuconóides. São todos marinhos apresentam espículas de carbonato de cálcio para sustentação, tem tamanho pequeno e forma tubular.
Hexactinellida -Podem ser siconóides ou leuconóides. São todas marinhas, vivem em grandes profundidades (até 1.000 metros), crescem eretas apresentam forma cilíndrica, tem espículas silicosas para sustentação, em certas espécies as espículas silicosas fundem-se formando uma trama entrelaçada no meso-hilo, geralmente um casal de camarões ainda jovens penetram na esponja e passam a viver na espongiocela, onde obtêm abrigo e alimento, porém ao crescer os camarões não conseguem mais sair e permanecem ali até o fim de suas vidas.
Demospongiae - Somente leuconóides. A maioria é marinha apresentam espículas silicosas e fibras de espongina, ou ambas para sustentação, a maioria apresenta organização leuconóide, com meso-hilo espessos.
Cnidários
Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células. O aspecto externo do corpo apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos.
A reprodução dos cnidários pode ser assexuada ou sexuada.
Assexuada por brotamento
Muitos pólipos podem se reproduzir assexuadamente por brotamento. Nesse processo a parede do corpo sofre uma evaginação, formando um broto que cresce e, após algum tempo, forma tentáculos e boca. Finalmente a base do broto se estrangula e o pequeno pólipo se destaca do genitor, tornando-se independente.Esse tipo de reprodução é comum em hidras de água doce e em certas anêmonas marinhas.
Reprodução sexuada
Todos os cnidários apresentam reprodução sexuada. Entretanto há espécies dióicas e monóicas. Os espermatozóides e os óvulos se formam a partir das células intersticiais. Os espermatozóides são libertados na água e nadam à procura do óvulo. Este, em certas espécies, também é liberado na água; em outras, porém, fica aderido ao corpo da mãe.
A fecundação do óvulo por um espermatozóide origina o zigoto, que produz um embrião. Este se desenvolve e origina as formas adultas. Certas espécies de cnidários apresentam desenvolvimento direto. O zigoto origina diretamente um novo indivíduo, semelhante aos pais.
O filo está dividido em quatro classes de organismos:
Anthozoa (antozoários) - as anémonas-do-mar e corais verdadeiros;
Scyphozoa (cifozoários) - as verdadeiras águas vivas;
Cubozoa (cubomedusas) - as medusas em forma de cubo.
Hydrozoa (hidrozoários) - as hidras, algumas medusas, a garrafa-azul (caravela-portugues) e os corais-de-fogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário